sábado, 12 de setembro de 2009

viva o rei bacalhau!


pOIS É! Qual é o português que não gosta de um bom prato de bacalhau?

Pois é, embora esta iguaria encontre-se nos mares gelados do ATlântico, nós tugas veneramos o bacalhau e temos mil e uma receitas.

Eu cá prefiro aquela posta bem grossa que parece que é cremosa, é uma delícia, já aquele que tem mts "fios" dispenso! :-D E as minhas receitas favoritas são "à zé do pipo", "com broa" e claro "com natas e muitos cominhos " AMOOOO.

Hoje vou publicar algumas receitas do sr. bacalhau e já viram este peixinho aqui? não parece mas é o bacalhau na sua verdadeira forma.

aQUI Vão alguns links e receitas postadas por myself.

Façam os vossos comentários beijinhos.


DEFINIÇÃO DE BACALHAU ( FONTE: wikipédia ) - Bacalhau é o nome comum para os peixes geralmente do gênero Gadus, pertencente à família Gadidae. A origem do vocábulo designativo ainda é pouco clara. Talvez assente nas formas franceses cab(e)liau ou cabillaud, por meio da metátese das sílabas iniciais, tendo estas, por seu turno, origem possivelmente na língua neerlandesa kabeljaauw.Dentre as várias espécies de peixes comercializados como bacalhau destacam-se duas: a Gadus morhua, ou bacalhau verdadeiro, que habita as águas frias do Oceano Atlântico, nas regiões do Canadá e do Mar da Noruega e a Gadus macrocephalus que habita o Oceano Pacífico na região do Alaska.[1]
Outros peixes salgados e secos também são comercializados com o nome genérico de bacalhau como o Gadus virens ou Pollachius virens, o Molva molva e o Zarbo (Brosmius brosme). Já em Moçambique e na Guiné-Bissau, chama-se bacalhau ao Rachycentron canadum, uma espécie de peixe da ordem Perciformes[2].
Atualmente, a espécie Gadus morhua encontra-se na lista das espécies vulneráveis de extinção, incluido em 2000, pelo WWF (World Wide Fund for Nature), na lista de espécies ameaçadas. Um relatório publicado pela entidadeinformou que a captura de bacalhau havia diminuído em 70 por cento nos últimos 30 anos, devido a dificuldade de encontrá-lo nos oceanos, alertando que se essa tendência continuasse, os estoques mundiais de bacalhau poderiam desaparecer dentro de 15 anos.
O bacalhau foi introduzido na alimentação inicialmente pelos portugueses, que já o pescavam desde o século XIV, época das grandes navegações



Bacalhau com natas


esta é à minha moda, porque sim minha gente eu adoro cozinhar.

- Bacalhau em lascas

- Cominhos, eu cá quanto mais melhor

- Natas

- Azeite

- Alho

- Batatas Aos cubos

- Queijo ralado mozarella ou da Ilha


Primeiramente frita-se as batatas cortadas aos cubos, quem for preguiçoso pode mesmo comprar já aos cubos pré -fritas LOL. Depois , alho, cebola, azeite e faz-se um refogado e junta-se o bacalhau. quando este estiver lourinho passamos para uma panela e juntamos com as batatas , e as natas e os cominhos mexendo por uns minutinhos . Passa-se para um pirex e cobre-se com queijo ralado se for mozarella ou queijo da ilha óptimo! Mete-se no forno quando estiver gratinado o queijo está prontinho e Gutten apetiten eheheh


--- Quem quiser pode adicionar espinafres cortadinhos em pedacinhos pequenos na mistura da panela... :-)


------------------------------------------------------------------------

BACALHAU à ZÉ do PIPO

- 4 postas de bacalhau

- 4 dl de azeite

- 2 dentes de alho

- 1 cebola, farinha, pickles e mayonnaise


Faz- se ferver uns minutos o bacalhau, retiram-se as peles e espinhas. Aquece-se o azeite na frigideira. Com cuidado passam-se as postas pela farinha e alouram-se no azeite quente e colocam-se num pirex. Deita-se depois no azeite a cebola e os alhos picados. Depois de refogar, deita-se por cima do bacalhau e espalham-se pickles. Coloca-se o puré à volta e cobre-se o bacalhau com mayonnaise. Vai ao forno a alourar.



LINKS:





1 comentário:

  1. Oh mulher isto dá muito jeito. O bacalhau com natas tambem vai começar a ser feito pela minha pessoa! hahah
    Beijo com histeria q.b :D

    ResponderEliminar