quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O MEU PORTO

OLÁ GENTE!
Hoje quero prestar homenagem à cidade que me viu nascer, crescer e na qual qu vivo, que amo imenso do fundo do meu coração.
O Porto é uma nação.....
Quando estive longe de ti, relembrava cada canto em que vivi tanta coisa, lugares que me fizeram tão feliz, lugares que são lindos e esplendoros.... derramei tantas lágrimas por ti , por ti e pelos que ficaram que nunca esqueci..mas estou de volta e isso é que importa! :-D
O meu Porto é uma cidade maravilhosa...
sÓ DAmos o real valor às coisas, quando ficamos sem elas..


Para acompanhar uma bio (da wikipédia) e a linda música de Rui Veloso , "PORTO SENTIDO".



Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem 216 080 habitantes (Portuenses) (2008).[1] A cidade metrópole formada por municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano conta com cerca de 1 200 000 habitantes. Além disto, é o centro de uma grande área metropolitana com cerca de 1,7 milhões de habitantes.

A cidade do Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (reino que deu o nome a Portugal). É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, o seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO e pelo seu clube de futebol Futebol Clube do Porto.
Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.

Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.

Foi dentro dos seus muros que se efectuou o casamento do rei D. João I com a princesa inglesa D. Filipa de Lencastre. A cidade orgulha-se de ter sido o berço do infante D. Henrique, o navegador.

Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "Tripas à moda do Porto". Existe uma confraria especialmente dedicada a este prato típico .

Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes — o famoso Cerco do Porto — valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta»). Alberga numa das suas muitas igrejas - a da Lapa - o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal.

Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, da autoria de Nasoni, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo. Hoje em dia, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, tendo-se tornado numa das cidades mais visitadas da Europa. Foi capital europeia da cultura em 2001 (Porto 2001) e acolheu vários jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, nomeadamente o jogo de abertura.



8 comentários:

  1. Nunca fui ao Porto mas quando for já sei quem vai ser a minha guia turística... isto é se quiseres hehe

    Por aquilo que vi e sei o Porto é mesmo lindo, bela cidade!

    bjs***

    ResponderEliminar
  2. Sim, o porto é bela cidade.

    Só é pena o clube do mesmo nome.

    jinhos

    ResponderEliminar
  3. E junto à serra do pilar (como diz o rui velozo) encontramos um velho(novo) casario, de seu nome Lima Moveis!
    Aproveito desde já para fazer publicidade, pois todos os meus moveis sao de lá e recomendo! lol
    Toca tudo a ir lá comprar! Rapidinho!
    Beijinhos amiga a nossa cidade é o meu orgulho carago! xD

    ResponderEliminar
  4. O minuto 1:13 traz-me boas e más recordações :S

    ResponderEliminar
  5. Olá, olá!

    Espera-te um desafio lá no meu blog... passa por lá quando puderes!

    bjs***

    ResponderEliminar
  6. Tb tens um desafio no meu cantinho, deve ser o mesmo que a Só Avulso.

    jinhos

    ResponderEliminar
  7. O Porto é a cidade mais bonita deste país. Tem as pessoas mais abertas, disponíveis e acolhedoras. Foi a cidade que nasci, mas não é onde vivo (moro em Espinho, é perto).

    ResponderEliminar
  8. Lamento dizer, mas sou de Lisboa e nunca pus os meus pezinhos no Porto =X Lol
    É vergonhoso eu sei, mas espero ir em breve! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar